Cursos de Engenharia de Software em Quixadá e de Letras-Espanhol avaliados com nota máxima pelo MEC

Data de publicação: 26 de maio de 2023. Categoria: Notícias

Mais dois cursos da Universidade Federal do Ceará alcançaram a excelência no ensino com a conquista do conceito máximo (nota 5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A visita aos Cursos de Engenharia de Software do Campus da UFC em Quixadá e de Licenciatura em Letras-Espanhol (noturno), em Fortaleza, ocorreu na semana passada, em formato remoto – como vem sendo desde 2022, com a regulamentação da Portaria nº 265/2022. As duas graduações tinham nota 4.

Em abril, o curso de Engenharia Metalúrgica da UFC já havia sido avaliado com nota 5, enquanto a licenciatura em Dança recebeu nota 4, também considerada de excelência.

O coordenador do Curso de Engenharia de Software em Quixadá, Prof. Jeferson Kenedy Morais Vieira, atribui a nota ao excelente trabalho que, ao longo dos anos, tem sido desenvolvido pelos servidores do Campus da UFC em Quixadá, em especial pelos que estiveram envolvidos nos últimos anos com a graduação em Engenharia de Software. Segundo ele, “o processo aconteceu de forma muito tranquila com a participação de todos os servidores [docentes e técnico-administrativos] e discentes do curso”.

O professor destaca ainda “o forte envolvimento do corpo discente, que tem se empenhado de forma ativa no processo de busca pela excelência e melhoria contínua do curso”. De acordo com ele, as contribuições da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) foram fundamentais para esse resultado.

A Profª Rainara Maia Carvalho, vice-coordenadora da graduação, apontou também o envolvimento e empenho da direção do campus e da secretaria acadêmica, que ajudaram nos trâmites necessários para a realização da avaliação.

A coordenadora e a vice-coordenadora do curso noturno de Letras-Espanhol, professoras Maria Inês Cardoso e Kátia David da Silva, não esconderam a felicidade ao saber do resultado da avaliação. “Essa é uma conquista que a gente vai ter que celebrar, porque essa nota é muito boa. Vamos continuar fazendo jus a essa nota”, comemora a Profª Inês.

Após a primeira avaliação do MEC, em 2014, essa graduação passou por reformulação e teve o projeto pedagógico do curso (PPC) aprovado em 2018. Nos últimos anos, em parceria com a COPAV/PROGRAD, o colegiado do curso elaborou planos de melhorias, que levaram em consideração não só os relatórios do MEC como também avaliações institucionais realizadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFC.

“Todo o corpo docente do [Curso de] Espanhol é muito comprometido. São professores muito bem preparados e, além do mais, engajados na qualificação do curso. Então, temos tudo para honrar essa nota. E agora é festejar”, afirma a coordenadora.

Fontes: Núcleo de Comunicação do Campus da UFC em Quixadá – e-mail: comunicacao@quixada.ufc.br; Profª Maria Inês Cardoso, coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol noturno – e-mail: secretariaespanhol.ufc@gmail.com