Inscrições abertas para seleção de transferidos e graduados de 4 a 7 de janeiro

Data de publicação: 14 de dezembro de 2021. Categoria: Notícias

Os interessados precisam ter realizado alguma edição do Enem entre os anos de 2017 e 2020 (Foto: Rafael Cavalcante, em 26 de novembro de 2013)

Última atualização em 4 de janeiro de 2022 – A Universidade Federal do Ceará recebe, de 4 a 7 de janeiro de 2022, inscrições para processo seletivo de Transferência de Outras Instituições de Ensino Superior e Admissão de Graduados para ingresso em 2022.1. Os interessados precisam ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre as edições de 2017 e 2020, devendo ter obtido nota final mínima de 500 pontos. Em caso da participação em mais de uma edição do Enem, dentro do período estipulado, será considerada para análise a maior nota final obtida.

São ofertadas 827 vagas, sendo 712 para transferidos e 115 para graduados, conforme especificado no Quadro 02 do Edital nº 27/2021. O documento informa ainda no Quadro 03 as nomenclaturas de cursos afins aceitos para transferências. São considerados automaticamente afins graus de formação distintos – bacharelado e licenciatura – de um mesmo curso (exemplo: licenciatura em Física é curso afim de bacharelado em Física).

A oferta foi definida tendo como critérios o limite de vagas anuais autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), a capacidade de incorporação de novos alunos por cada curso e o alinhamento das atividades acadêmicas de cada curso em relação ao Calendário Universitário.

INSCRIÇÕES – As inscrições são aceitas exclusivamente pela Internet, a partir das 9h do dia 4 de janeiro até 23h59min do dia 7 de janeiro.

Ao acessar o link de inscrição no SIGAA, o candidato deve  selecionar “Processos Seletivos” e escolher a opção “Seleção para Transferência de Outras I.E.S e Admissão de Graduados”. É necessário preencher o Formulário Eletrônico e anexar toda a documentação exigida, informada no Quadro 01 do Edital nº 27/2021.

Todos os arquivos devem ser nato digitais ou digitalizados no formato eletrônico Portable Document Format (.pdf), de boa qualidade e com todas as informações legíveis, com tamanho máximo de 4MB cada.

RESULTADO E MATRÍCULA – O resultado final do processo seletivo para transferência de outras instituições de ensino e admissão de graduados será publicado no site da PROGRAD no dia 4 de fevereiro de 2022.

Os candidatos aprovados deverão obrigatoriamente realizar a confirmação de matrícula entre os dias 7 e 9 de fevereiro. O procedimento será por meio eletrônico e as instruções serão divulgadas junto com o resultado.

Veja o edital em Libras:

AULAS – O início do semestre letivo 2022.1 nos cursos de graduação da UFC, tanto na Capital quanto no Interior, será no dia 16 de março, de acordo com o Calendário Universitário 2022. O retorno integral das atividades presenciais está previsto para o semestre, desde que os índices da covid-19 no Estado continuem em declínio e mantenham-se as atuais orientações das autoridades sanitárias.

OUTROS EDITAIS – Os demais editais para ingresso em 2022.1 seguem em análise e não é possível antecipar informações sobre eles. Estudos estão sendo realizados pela PROGRAD visando à melhoria dos processos seletivos.

Fonte: Divisão de Seleção – e-mail: disel@prograd.ufc.br