Seminário apresentou mudanças no Enade 2017

Data de publicação: 26 de junho de 2017. Categoria: Notícias

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) realizou na última sexta-feira (23) um seminário de orientação sobre o Enade 2017, com a presença de coordenadores, vice-coordenadores e secretários de curso da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Na ocasião, a coordenadora de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da Prograd, Profª Socorro Sousa, explicou em apresentação como funcionará o novo sistema do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Este ano, o estudante terá que fazer um cadastro entre os dias 14 de agosto e 26 de novembro. Ele também deverá informar suas necessidades de atendimento especializado e específico, no período de 14 de agosto a 3 de setembro.

É importante ressaltar que inscrição continua sendo responsabilidade do coordenador. Os concluintes regulares poderão ser inscritos a partir de 10 de julho, enquanto os ingressantes já podem ser inscritos desde 19 de junho. Para ambos, o prazo final é 11 de agosto.

O Enade 2017 avaliará os cursos de Engenharia e as licenciaturas (com seus respectivos bacharelados). Cabe ao coordenador conferir a portaria referente ao seu curso, publicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em caso de haver correspondência de conteúdos, deverá informar à Prograd para que seja feito o enquadramento no sistema até 11 de agosto. Cursos que não forem enquadrados receberão, posteriormente, visita do Ministério da Educação (MEC).

A Profª Ana Paula Medeiros, coordenadora de Projetos e Acompanhamento Curricular, fez uma apresentação a partir do relatório de análise dos resultados que os estudantes do curso de Pedagogia da UFC obtiveram no Enade 2014. A intenção do levantamento foi identificar pontos relevantes para a melhoria do curso e, consequentemente, da formação dos estudantes.

Em seguida, o Prof. André Jalles, diretor da Divisão de Indicadores de Graduação e Registros Estatísticos, vinculada à Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos (CGPA), explicou como é feito o cálculo da nota do Enade. Ele também mostrou uma análise das notas “zero” obtidas no Exame, utilizando microdados de 2013 a 2015 de questões objetivas e dissertativas, tanto da Formação Geral quanto do Componente Específico.

Mais informações podem ser obtidas no site do Enade na UFC.

Fontes: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – fone: 85 3366 9020 / Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular – fone: 85 3366 9527 / Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos – fone: 85 3366 9496