Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Graduação

Área do conteúdo

Transferência Externa e Admissão de Graduados 2026.1: aprovados na convocação de classificáveis têm hoje (29) e amanhã (30) para confirmar matrícula

Data da publicação: 29 de dezembro de 2025 Categoria: Notícias, Notícias de 2025 Tags: ,

(Foto: Freepik)

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (PROGRAD/UFC), por meio de sua Divisão de Seleção (DISEL), informa que tem início hoje, dia 29 de dezembro, o período para Confirmação de Matrícula dos candidatos aprovados na última convocação de classificáveis da Transferência de Outras I.E.S. e Admissão de Graduados, com ingresso no semestre 2026.1. O procedimento deve ser realizado, exclusivamente, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA, até as 23h59 desta terça-feira, 30 de dezembro. CLIQUE AQUI e confira o passo a passo para confirmar a matrícula. Após realizar a confirmação de matrícula, o candidato deve verificar se o seu status de matrícula foi alterado de “cadastrado” para “ativo” em seu perfil de discente no SIGAA.

O processo seletivo foi regido pelo Edital nº 13/2025. No total, foram ofertadas 228 vagas, sendo 157 para transferências e 71 para admissão de graduados, nos campi de Fortaleza, Crateús, Itapajé, Quixadá, Russas e Sobral. Puderam participar do processo seletivo para transferência os candidatos que ingressaram no seu curso de origem de 2022 a 2025, e para admissão de graduados os candidatos que concluíram qualquer curso de graduação de duração plena em I.E.S. credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

 

TRANSFERÊNCIAS – Após a Confirmação de Matrícula, os candidatos aprovados na seleção para Transferência de Outras I.E.S deverão acessar o Portal do Discente do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e emitir sua Declaração de Vaga. Este documento estará disponível até o dia 30 de abril de 2026, e atestará a reserva de vaga do estudante junto à UFC.

De posse da Declaração de Vaga, o candidato aprovado precisará requerer junto à I.E.S. de origem a emissão do Histórico Escolar atualizado (com a situação acadêmica “transferido” ou similar), guia de transferência ou documento equivalente, que deverá ser encaminhado à PROGRAD-UFC, pelo SIGAA, até o dia 30 de abril de 2026.

O processo de transferência será concluído somente após o recebimento e validação pela PROGRAD-UFC deste documento, cujo envio é de inteira responsabilidade do candidato aprovado. Quem não entregá-lo terá a matrícula excluída.

 

 

AULAS – O início do semestre letivo 2026.1 nos cursos de graduação da UFC, tanto na Capital quanto no Interior, será no dia 2 de março, de acordo com o Calendário Universitário 2026. A matrícula em disciplinas deverá ser feita, pelo SIGAA, junto com os alunos veteranos nas datas previstas no Calendário Universitário.

→ Acompanhe todas as etapas do Edital nº 13/2025.

 

Fonte: Divisão de Seleção – telefone: (85) 3366-9422 / e-mail: disel@prograd.ufc.br

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo