Balanço de 2022: retorno a atividades presenciais foi destaque da graduação

Data de publicação: 12 de janeiro de 2023. Categoria: Notícias
Estudantes conversam em campus da Universidade

“Sentimento de dever cumprido”: com as devidas adequações à nova rotina escolar, seguindo as diretrizes dos Executivos estadual e federal, a UFC retomou as atividades acadêmicas presenciais (Foto: Ribamar Neto)

Com o refreamento da covid-19 no país, e sobretudo no Ceará, aos poucos a Universidade vem voltando ao seu cotidiano: estudantes em sala de aula, laboratórios e diversas atividades, dando vida e movimento aos campi na Capital e no Interior.

“Finalizamos o ano de 2022 com o sentimento de dever cumprido na seara da graduação. Enfrentamos momentos desafiadores em 2020 e 2021 devido à pandemia, mas em 2022 celebramos o retorno integral à normalidade com as devidas adequações à nova rotina escolar pós-pandemia”, diz a Profª Ana Paula de Medeiros, pró-reitora de Graduação da Universidade Federal do Ceará.

Com o retorno das atividades acadêmicas presenciais, a PROGRAD foi uma das responsáveis por elaborar os documentos orientadores para estudantes e professores dos campi da UFC na Capital e no interior do Estado. A compilação estava no Guia Tô de Volta, que foi sendo atualizado de acordo com as diretrizes dos Executivos estadual e federal. O trabalho foi realizado com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), junto com o Comitê de Crise para o Enfrentamento da Pandemia da Covid-19 e a Reitoria da UFC.

No entanto, soluções digitais desenvolvidas para atender as demandas decorrentes da pandemia mostraram-se exitosas e foram definitivamente incorporadas à rotina acadêmica da UFC. Vários processos foram digitalizados, agilizando fluxos, evitando deslocamentos e permitindo o acompanhamento pelos interessados. Além disso, evita-se desperdício de tinta e papel.

Um dos exemplos é o Sisu Digital, com as matrículas dos ingressantes pelo Sistema de Seleção Unificada sendo realizadas totalmente on-line. No ano de 2022, mais uma novidade bem-sucedida: a primeira experiência censitária de heteroidentificação de estudantes que ingressaram na Instituição via cotas para pessoas negras (pretas e pardas). Além de assinar uma autodeclaração, estes candidatos precisaram também enviar um vídeo para fins de comprovação da condição racial declarada, garantindo mais lisura e agilidade ao processo.

Diploma digital na tela do computador

Todos os que colaram grau desde janeiro de 2022 recebem o diploma digital, atendendo integralmente às recomendações técnicas do Ministério da Educação (Foto: Viktor Braga)

O investimento em tecnologias digitais, em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação da UFC (STI), permitiu que nossas funcionalidades fossem incorporadas ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), facilitando o dia a dia de estudantes e servidores. Após um período de teste com cinco cursos, todos os que colaram grau desde janeiro de 2022 já recebem o diploma digital, atendendo integralmente às recomendações técnicas do Ministério da Educação (MEC).

Quem ainda está cursando sua graduação também pode usufruir de melhorias no SIGAA, a partir de trabalhos em conjunto da PROGRAD com a STI. Certificados de atividades complementares podem ser anexados pelo aluno para apreciação da coordenação. Uma vez que a carga horária dos certificados deferidos atinja o mínimo exigido, o coordenador ou o próprio estudante pode fazer a integralização, que automaticamente passará a constar do histórico escolar.

Ainda no SIGAA, alunos que ultrapassaram o prazo máximo para o término do curso ou que tiveram o pedido de reabertura de matrícula aceito pela PROGRAD poderão ter acesso ao plano de estudos elaborado pela coordenação de curso. A medida visa a auxiliar na conclusão do curso no menor prazo possível. Com o mesmo intuito, foi padronizada a carga horária mínima semestral de 12 créditos, informada no sistema no ato da matrícula.

No segundo semestre, três cursos de graduação da UFC receberam conceito máximo (nota 5) após avaliações de comitivas do MEC: Sistemas e Mídias Digitais – Noturno, Ciência da Computação (Russas) e Engenharia de Computação (Quixadá). Para a determinação desse conceito são avaliados pelo MEC fatores como infraestrutura oferecida, coordenação do curso, corpo docente, corpo discente, assistência estudantil, entre outros.

Profas. Simone Sá e Ana Paula Medeiros, pró-reitora adjunta e pó-reitora de Graduação da UFC, no encerramento nos Encontros Universitários

“Os Encontros Universitários marcaram o fechamento exitoso do ano de 2022 na UFC, enfatizando todo o esforço que a comunidade universitária realizou para superar as dificuldades e se reinventar para alcançar seus objetivos”, avalia Profª Ana Paula (à direita), ao lado da Profª Simone Borges, pró-reitora adjunta (Foto: Viktor Braga)

A PROGRAD esteve ainda à frente da edição 2022 dos Encontros Universitários, ocorrida em novembro, em formato virtual. O evento contou com mais de 5,9 mil trabalhos inscritos nos campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas, Crateús e Itapajé. “Com o tema ‘Educação Reinventa Futuros’, os Encontros Universitários marcaram o fechamento exitoso do ano de 2022 na UFC, enfatizando todo o esforço que a comunidade universitária realizou para superar as dificuldades e se reinventar para alcançar seus objetivos”, avalia sobre os EU 2022 a Profª Ana Paula de Medeiros.

Para 2023, ela diz: “Estamos convictos de que daremos continuidade às ações positivas que, até agora, conseguimos desenvolver com a ajuda da comunidade acadêmica. Muito mais desafios estão por vir, entretanto já temos um sólido alicerce como ponto de partida para os novos desafios da nossa Universidade”

Fonte: Gabinete da PROGRAD – fone: (85) 3366 9498 / e-mail: gabinete@prograd.ufc.br