Em cenário desafiador, PROGRAD encerrou mais um ano com avanços

Data de publicação: 3 de janeiro de 2022. Categoria: Notícias

Apesar do cenário desafiador em 2021, a Pró-Reitoria de Graduação encerrou mais um ano com avanços. O setor não apenas prosseguiu com suas tarefas cotidianas como também participou da concretização de grandes projetos, a exemplo da inauguração do campus de Itapajé e o lançamento da plataforma de diplomas digitais. Além disso, teve papel primordial no planejamento para a retomada gradual e segura de atividades presenciais na Universidade Federal do Ceará.

“Foi desafiador porque foi preciso dar continuidade às iniciativas de quando entramos na pandemia. O estado de alerta ainda se manteve e tivemos que continuar fazendo adaptações necessárias para que pudéssemos manter a oferta do nosso serviço principal, que é o ensino de graduação”, resume a pró-reitora de Graduação, Profª. Ana Paula de Medeiros.

Profª. Ana Paula de Medeiros, pro-reitora de Graduação: “Foi desafiador porque foi preciso dar continuidade às iniciativas de quando entramos na pandemia” (Foto: UFC Informa)

Atualmente a vacinação contra a covid-19 já está adiantada e os índices da doença são mais otimistas, mas a situação sanitária ainda exigiu cuidados ao longo do ano. Em agosto, a PROGRAD elaborou um documento orientador para o semestre 2021.2, que marcava o início da transição para o formato presencial, que deverá acontecer integralmente em 2022, caso os índices da covid-19 continuem em declínio e o ciclo de vacinação da comunidade universitária se complete.

Alguns editais que haviam sido suspensos em razão da pandemia foram retomados, como as seleções para Letras-Libras, Transferência de Outras Instituições de Ensino Superior e Admissão de Graduados. Em todos foi observado com responsabilidade o limite de vagas anuais autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), além da capacidade de incorporação de novos alunos e o alinhamento das atividades acadêmicas de cada curso em relação ao Calendário Universitário.

Adaptações bem sucedidas adotadas em 2020 continuaram em prática, como a colação de grau digital, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Entregas de diplomas e distinções acadêmicas foram realizadas mediante agendamento, de modo a garantir o distanciamento social necessário. Vários outros processos que eram realizados presencialmente passaram a ser solicitados pela Internet, como alteração de dados cadastrais, revalidação de diploma e reabertura de matrícula.

Um dos momentos mais desafiadores foi a matrícula de ingressantes pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), feita pela primeira vez de modo digital, em abril. A fim de evitar aglomerações, foi desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFC o Sistema de Matrícula Virtual, que garantiu o envio rápido e seguro da documentação de milhares de candidatos – uma solução tão bem sucedida que deverá ser adotada definitivamente, mesmo com o retrocesso da pandemia.

Primeira turma de alunos, autoridades locais e administração superior da UFC posam para a foto oficial da abertura do semestre letivo em Itapajé (Foto: Viktor Braga/UFC)

O ano de 2021 ficará marcado ainda pela inauguração de mais um campus da UFC, o Jardins de Anita, no município de Itapajé, localizado a 130 quilômetros de Fortaleza. As atividades foram iniciadas com três cursos de graduação tecnológica: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência de Dados e Segurança da Informação. A PROGRAD teve um papel ativo nesse processo de diagnóstico pedagógico e levantamento das necessidades da região, além da orientação na elaboração dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). “São cursos de ponta, que vão com certeza contribuir com a comunidade local”, frisa a pró-reitora.

Já no último mês, após um período de testes com cinco cursos de graduação, a PROGRAD participou do lançamento da plataforma própria da UFC para emissão de diplomas digitais. O recurso foi desenvolvido, por meio da colaboração entre equipes da STI, da PROGRAD, do Gabinete do Reitor e de diretorias de unidades acadêmicas. A plataforma agora lançada atende integralmente às recomendações técnicas do Ministério da Educação sobre o tema.

A UFC lançou oficialmente sua plataforma de emissão de certificados virtuais para os cursos de graduação e pós-graduação (Foto: Viktor Braga/UFC)

Os esforços da PROGRAD durante a crise sanitária foram reconhecidos em um relatório elogioso de auditoria apresentado, em dezembro, pela Coordenadoria-Geral de Auditoria (CGAUD) da UFC. Coube à pró-reitoria, ainda em 2020, o trabalho de coordenação geral do Plano Pedagógico de Emergência (PPE), que guiou a UFC no andamento das atividades acadêmicas, em modo remoto, mesmo nos períodos mais críticos da pandemia.

Profª. Ana Paula destaca ainda o engajamento de docentes, servidores técnicos, terceirizados e bolsistas que fazem parte da PROGRAD: “Todas essas conquistas não teriam acontecido sem o trabalho responsável e comprometido de toda a equipe, de todos os setores e coordenadorias, de forma integrada e harmoniosa, sempre no intuito de alcançar as metas estipuladas no início de cada ano”.

Para 2022, ela espera que seja um ano mais ameno em relação a pandemia, graças ao avanço da campanha de vacinação e seus efeitos positivos na população e na comunidade acadêmica. “Que possamos retornar à presencialidade, tão importante para nossa convivência saudável”.

Fonte: Divisão de Comunicação ⎼ e-mail: comunicacao@prograd.ufc.br